Reforçando o compromisso com a transparência e abertura ao diálogo, apresentamos a campanha CTG Brasil Responde, com abordagem de assuntos de interesse da comunidade, como a gestão dos reservatórios, segurança de barragens e projetos socioambientais.


Você saberá mais sobre aspectos regulatórios, tipos de reservatórios, vertedouros, conceito de volume útil, projetos socioambientais e Plano de Ação de Emergência das barragens.

Aspectos Regulatórios

A CTG Brasil opera 14 usinas hidrelétricas, distribuídas em diversos estados brasileiros, e todas sob a coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), conforme os procedimentos aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Esses órgãos controlam e regulam o sistema elétrico nacional, desde à produção de energia, até o controle do nível dos reservatórios.


Essa operação leva em consideração diversos fatores, como o uso múltiplo dos reservatórios, os níveis dos demais reservatórios do País e as previsões climáticas, buscando o atendimento à demanda de energia do país por meio do SIN - Sistema Interligado Nacional.

Tipos de Reservatórios

Existem dois tipos de reservatórios de usinas hidrelétricas: os de acumulação, que armazenam um volume de água para atravessar períodos de seca, e os reservatórios a fio d’água, que não sofrem variações de níveis e a água que chega, ou passa pelas turbinas, ou é enviada para os vertedouros por meio da abertura das comportas.

Vertedouros

 Quando as comportas das usinas hidrelétricas são abertas e a água é escoada, muitos acham que está sendo gerada energia, mas não é isso que acontece. Quando há muita chuva, por exemplo, liberamos o excedente do volume de água e monitoramos o nível de segurança para evitar que o reservatório transborde.

 

Além disso, os vertedouros podem ser abertos para manutenções anuais ou ações demandadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Entendendo o Volume útil do Reservatório

Com um dos menores volumes dos últimos 20 anos, atualmente os reservatórios vêm sofrendo com as chuvas escassas e encontram-se em níveis baixos. No entanto, quando um reservatório está com nível de 10%, por exemplo, significa 10% do volume útil permitido para a geração de energia.

 

Geralmente, os reservatórios de acumulação possuem cerca de 50% do total de seu armazenamento destinado para geração de energia e cerca de 50% de volume de reserva usado para suprir outras necessidades como consumo humano e preservação ambiental.

Segurança de Barragens

As ações previstas no PAE - Plano de Ação de Emergência são preventivas. Elas visam garantir a segurança estrutural e operacional das barragens, bem como proteger e minimizar os impactos à comunidade e ao meio ambiente em uma eventual situação de emergência.


A CTG Brasil realiza intenso e permanente trabalho de monitoramento e controle das condições de segurança dessas estruturas, com o objetivo de identificar previamente qualquer comportamento irregular.

 

Todas as usinas operadas pela CTG Brasil são seguras, consideradas de baixo risco e operam em total conformidade com as diretrizes definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

PARA SABER MAIS SOBRE O PAE, CLIQUE AQUI

Projetos Socioambientais

A CTG Brasil tem como propósito desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Anualmente, mais de 3,6 milhões de peixes de espécies nativas são soltos nos Rios Paraná, Paranapanema e Sapucaí-Mirim. Essas espécies são reproduzidas na nossa estação de piscicultura.


Outra ação regular é o monitoramento da qualidade da água dos reservatórios onde operamos, com amostragens de vários pontos, profundidades e parâmetros ambientais, obtendo resultados como água ótima e boa (conforme índice de qualidade de água - IQA) na maioria dos pontos coletados.


Diante do cenário de crise hidroenergética, estamos realizando todas as ações necessárias, e aprovadas junto aos órgãos ambientais, para mitigação de eventuais impactos.

Siga nossas redes sociais.

© Copyright - China Three Gorges Brasil Energia Ltda. - Todos os direitos reservados